Almery  Messias, chega à Câmara de vereadores pela primeira vez,  eleito com 1.197 votos através do Partido Democratas (DEM). Empresário sucedido do ramo da Construção Civil, tem o currículo composto por determinação e coragem e planejamento. Começou a trabalhar aos 08 anos de idade como catador de materiais recicláveis, foi office boy, e hoje no Legislativo a meta é desenvolver projetos sociais e culturais que beneficiem, principalmente, crianças, adolescentes e jovens, além de propor projetos que melhorem a infraestrutura, a saúde, o esporte e o lazer de Barreiras.

Natural da cidade de Matuipe-BA, Antonio Carlos de Almeida Matos, mora em Barreiras desde 1975. Casado, pai de três filhos, formou-se em Edificações, é técnico em saneamento básico e diplomado em cursos de Saneamento e Meio Ambiente Ministrados pela Funasa. Trabalhou no projeto de irrigação São Desidério, por meio da CODEVASF e há 26 anos é funcionário da FUNASA.

A história política começou em 1988 quando filiou-se ao PFL, depois ao PSL e em seguida ao PSDB. Foi vereador de Barreiras de 1990 à 1991 (PFL), 2001 à 2004 (PSL), 2009 à 2012 (PSDB), 2013 à 2016( ). Agora o vereador Carlão está no 5º mandato, eleito pelo PP com 1.054 votos.

Antes da carreira política, Antonio Eugênio Barbosa, foi militar, no período de 1980 a 1986, servindo no 4º Batalhão de Engenharia de Construção e exerceu também a profissão de Supervisor de Vendas. Vivi iniciou o trabalho comunitário e político como fundador da ONG Luz da Esperança, em 2008. Através disso, desenvolveu diversos trabalhos em defesa dos Direitos das famílias de baixa renda, das crianças, adolescentes e idosos.

Vivi Barbosa está em seu segundo mandato. Foi eleito pelo PCdoB com 1.326 votos. Durante os primeiros quatro anos concentrou o trabalho em serviços sociais e planeja o mesmo para o novo mandato. Como atuação do vereador destacam-se: a criação do projeto que institui e regulamenta o Programa de Auxílio Financeiro a pessoas físicas e regulamenta as subvenções sociais; o projeto que dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Barreiras; o que propõe o Poder Executivo a criar e manter restaurante popular na cidade e o que institui a criação do serviço de atendimento médico de urgências sobre motos.

Ben-Hir Aires Santana, comerciante, natural de Riachão das Neves, está no terceiro mandato, ocupando sempre a posição de um dos vereadores mais votados de Barreiras. Em 02 de outubro do ano passado foi eleito com 1.900 votos pelo PP. O foco é desenvolver um tralho de maior proximidade com o povo, fazendo atendimentos diários na Câmara e realizando um corpo a corpo constante com os moradores dos bairros da cidade e comunidades da zona rural. É um grande incentivador dos festejos populares, a exemplo das homenagens ao Divino Espirito, promovidas pelos grupos religiosos. O contato direto com a população facilita o atendimento às pessoas, pois tem ajudado o vereador, apresentar indicações e projetos que atendam os anseios de cada localidade.

Eleito para o seu primeiro mandato com 1.132 votos pelo PHS, o vereador Carlos Costa é pernambucano de nascimento e barreirense de coração. Nasceu em Petrolina (PE). Formado em Agronomia, chegou a Barreiras em 1972 onde criou raízes, fez grandes amigos e aqui está há 44 anos lutando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Casou-se com a barreirense Suely Arêas Costa, e formou uma família de três filhos e cinco netas. Sua história e seu trabalho incessante pelo progresso da cidade e melhoria da qualidade de vida de quem aqui vive renderam a Carlos Costa o título de Cidadão Barreirense.

O compromisso com Barreiras fez com que assumisse a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, a função de juiz classista na Justiça do Trabalho e se tornasse Secretário de Desenvolvimento da Indústria e Comércio. Participação ativamente da Comissão de Segurança e Paz, representa o Sindicato Patronal do Comércio Barreiras/Oeste e, há quase 20 anos é delegado distrital do Sindilojas na região, com atuação em 35 municípios. É reconhecido pela capacidade de liderar, dialogar, planejar e de fazer diferente por Barreiras.

Cezar Augusto Moreira de Souza, foi eleito vereador pelo PT do B com 1.836 votos, casado, está em seu segundo mandato, pois no ano de 1989, quando começou sua carreira política, foi eleito com 310 votos pelo partido PMDB, tornando-se desde então, líder político. Sua atuação visa atender toda a cidade nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. Para este mandato tem como planos conseguir mais uma escola para a Vila Brasil, aumentar a oferta de creches na cidade e melhoramento da infraestrutura de ruas e avenidas, principalmente as localizadas no bairro Santa Luzia, além de viabilizar projetos que incentivem o esporte.

Dra Graça, natural da cidade de Maribondo-AL, está em Barreiras há 21 anos. Entrou para a política em 2004 quando foi eleita vereadora do Município de Riachão das Neves-BA, onde assumiu a função de 1ª secretária. Vem de família de berço político. O pai foi o vereador mais votado da cidade de Maribondo e o irmão foi prefeito da mesma cidade. O marido, Brancildes Júnior, já foi vereador e presidente da Câmara de Riachão das Neves. Mãe de três filhos, Dra Graça desenvolve um trabalho voltado ao tratamento mais digno e mais humano das pessoas.

Desde que assumiu o primeiro mandato, em janeiro de 2013, o foco tem sido, por meio de indicações e projetos, melhorar a qualidade de vida do barreirense, inclusive, com ações práticas direcionadas ao atendimento ao público, a exemplo do Projeto “Saúde Mais perto de você”. Componente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a vereadora Graça nas eleições de 02 de outubro foi eleita com 2.398 votos, sendo a mais votada da história de Barreiras.

Eleito para o seu primeiro mandato pelo PMDB, o vereador Eugênio de Araújo Fernandes, chegou à Câmara de Barreiras com 1.617 votos. Para conseguir alcançar o desejo de ser Legislador e trabalhar em prol do povo, determinado, passou por três disputas eleitorais, sendo a primeira no ano de 2008.

Natural da cidade de Wanderley-BA, Eugênio Fernandes veio para Barreiras em 1981. Hoje, ocupando o cargo de vereador, tem como principal meta contribuir para a melhoria da cidade e assim oferecer mais dignidade ao povo barreirense, tanto que já iniciou a indicação de projetos que visam mudar a qualidade de vida das pessoas. O foco é exercer o papel de vereador enquanto Legislador e fiscalizador.

No seu terceiro mandato, o vereador Eurico Queiroz Filho, é casado, tem filhos e foi eleito em 02 de outubro com 1.080 votos pelo PRB. Durante esse tempo na Câmara de Vereadores, tem atuado bastante na área social, viabilizando principalmente atendimentos na área da saúde, ajudando, inclusive, pessoas que precisam de tratamento fora do município.

Preocupado em atender mais e melhor, várias indicações e projetos já foram apresentados no sentido de que a infraestrutura da cidade atenda às necessidades da população, bem como as áreas de esporte e lazer. Como projetos apresentados destacam-se: o que autoriza o Executivo a conceder Bolsas Universitárias para estudantes de família de baixa renda e o que padroniza os táxis e mototáxis. Eurico Queiroz Filho, conseguiu também colocar emendas indicativas para o orçamento do Executivo deste ano.

Francisco Bezerra Sobrinho ingressou na política em 1996. Comerciante, morador do bairro Vila Amorim, durante todos os mandatos tem trabalhado em prol do desenvolvimento social, atendendo em especial famílias de baixa renda, como forma de contribuir para o crescimento de cada uma.

Sempre a serviço do povo, o vereador Francisco Bezerra Sobrinho exerce o quinto mandato. Foi eleito pelo PPL em outubro de 2016 com 1.313 votos. Para esta nova Legislatura, o vereador tem como meta continuar com o trabalho de proximidade com a população, para que assim conheça de perto as necessidades dos bairros.

Gilson Rodrigues de Souza é barreirense, psicólogo e empresário da indústria de marketing multinível. É casado e tem dois filhos. Foi o Conselheiro Tutelar mais jovem do município de Barreiras, defensor da família e membro da Renovação Carismática Católica, defende as causas sociais e Políticas Públicas para a infância e juventude.

Eleito vereador pela primeira vez em 2012, sendo o mais jovem na Legislatura de 2013 a 2016, atuando como 1º Secretário na Câmara de Vereadores no biênio 2015 a 2016. Reeleito para o seu segundo mandato com 1.056 votos, pelo Democratas para a legislatura de 2017 a 2020.

No dia 1º de janeiro deste ano tomou posse como vereador e foi eleito presidente da Câmara Municipal, sendo um dos mais jovens presidentes do interior da Bahia. Como gestor pretende fortalecer o Legislativo, fazendo com que a Câmara se torne um lugar, de fato, aberto ao povo, e ainda planeja o desenvolvimento de ações que permitam à Câmara chegar à população como meio de estabelecer vínculos que gerem benefícios para as pessoas e que também sirvam para o fortalecimento do mandato de cada vereador. É o formato de Câmara Cidadã que Gilson Rodrigues vai trabalhar a partir de agora.

Hipólito dos Passos de Deus (PTC), é professor, casado, tem dois filhos, e está no 3º mandato consecutivo, sendo o primeiro de 2009 a 2012. Em 02 de outubro do ano passado foi eleito com 983 votos.

Na Câmara de Vereadores, Hipólito, tem atuado de forma transparente e sempre está em busca de melhorias para o povo de Barreiras, através de indicações, projetos e desenvolvendo também trabalhos sociais. O mandato está pautado no compromisso com todas as classes e setores. Como destaques da atuação estão: a construção da Base Comunitária de Segurança do bairro Sombra da Tarde; ampliação de salas de aula na Creche João Paulo II, no bairro Santa Luzia; pavimentação asfáltica de ruas da cidade; conclusão da cobertura do canal da rua Presidente Dutra, no bairro Santa Luzia; indicação orçamentária para a construção da ponte da delegada que ligando a zona rural ao centro da cidade. Outra marca do mandato é o incentivo ao esporte, fundando diversos clubes na sede do município. O vereador Hipólito também concentrou ações para que a Casa de detenção de Barreiras e tornasse realidade.

Izabel Rosa de Oliveira (PSL) foi a 13ª candidatada colocada nas eleições de 02 de outubro, com 1.068 votos, indo para o sexto mandato consecutivo. Natural de Ibitiara-BA, Beza, chegou em Barreiras e 1973 para dar continuidade aos estudos, formou-se em Magistério e em 1996 entrou para a política e por três mandatos participou da Mesa Diretora como 1ª e 2ª secretária. Beza é casada, tem filhos, é católica e participante do grupo do Divino Espírito Santo da Vila Brasil.

Como Legisladora procura ser flexível e conciliadora, trabalhando sempre pela Educação e o Desenvolvimento Social. Exercendo a política do diálogo e do acesso à informação, durante esses 20 anos na Câmara de Barreiras, fez inúmeras indicações e apresentou diversos projetos importantes para o município, a exemplo da cobertura do canal da Rua Califórnia e a reforma da quadra poliesportiva da Vila Brasil.

Esta foi a primeira vez que João Felipe concorreu a um cargo eletivo e chegou à Câmara de Vereadores de Barreiras na posição de 6º candidato mais bem votado. Hoje ocupa o lugar de vereador mais jovem da cidade. Foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com 1.445 votos.

Professor e fundador do movimento #UmaNovaAtitude, iniciou sua luta no movimento estudantil. Atualmente é presidente do PTB e líder do partido na Câmara, onde tem como meta levantar a bandeira da educação, da juventude, dos Direitos Humanos e trabalhar principalmente pelas minorias. Outro foco do vereador é lutar pela geração de emprego e renda.

Proveniente de uma família humilde, onde seus avós eram semianalfabetos, José Barbosa Pires Júnior, filho de Enaide Moreira de Araújo Pires e José Barbosa Pires(in memoriam), nasceu na cidade de Itaberaba-BA. Nos anos 90 estudou em Barreiras nas escolas São José, Padre Vieira e Coopeb, onde concluiu o ensino médio. Graduou-se em Medicina pela Universidade Gama Filho.

Em Barreiras Dr. José Barbosa já trabalhou em todos os segmentos da saúde, pública e privada. Filiou-se no Partido Social Cristão (PSC) em 2015, onde disputou pela primeira vez a eleição para o cargo de vereador em 2016, sendo o quarto vereador mais votado da cidade com 1.699 votos. O vereador tem como meta prioritária proporcionar uma SAÚDE MAIS DIGNA para a população através da fiscalização e solicitação de melhorias do serviço público de saúde.

Marcos Reis, 34 anos, é casado e tem dois filhos. Pastor Evangélico ordenado pela Igreja Apostólica Missão Mundial Servos, tem graduação em Serviço Social. Marcos Reis chega à Câmara Municipal com um histórico de bons serviços prestados à comunidade barreirense. Por dois mandatos foi presidente do Conselho Tutelar.

Este é o primeiro mandato do vereador que foi eleito com 696 votos pelo PSDB. Marcos Reis tem como meta de trabalho defender uma Câmara atuante, transparente e soberana e ainda os Direitos e deveres de família, crianças e adolescentes, além da geração de emprego e renda.

Nereu Paulo Bertoli, é paranaense, casado e pai de dois filhos. Veio para Barreiras em 1995 com a família para trabalhar como agricultor. Em 96 deu início à venda de gás e continua até hoje. Já disputou quatro eleições, sendo duas para vereador, ficando na suplência, uma para deputado federal, e outra no ano passado quando foi eleito com 754 votos pelo REDE. Assume o primeiro mandato com a expectativa de contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar, a geração de emprego e renda, priorizar a Educação, a Segurança e atuar fiscalizando as ações do Executivo.

Otoniel Nascimeto Teixeira, natural de Barreiras, nasceu no povoado de São Vicente, zona rural do municipio. Publicitário Eleito para o segundo mandato com 934 votos, pelo PDT, começou a carreira política realizando ações sociais na cidade e na zona rural. Em 2007, representando a comunidade de origem foi eleito suplente de vereador pelo PCdoB. Mais adiante, em 2009, assumiu a Secretaria do Trabalho e Promoção Social, onde desenvolveu trabalho que contribuíram diretamente para o crescimento social e econômico de diversas famílias de baixa renda. Já em 2012 foi eleito o 4º vereador mais votado, também pelo PCdoB.

Na Câmara Municipal de Barreiras tem conseguido se destacar como um dos vereadores mais atuantes, título recebido em 2013 pelo Instituo Tiradentes. Atualmente Otoniel Teixeira é líder do governo no Legislativo.

Silma Alves, está em seu segundo mandato. Foi eleita com 1.248 votos pelo PRB. Está na Câmara com o compromisso de contribuir para o crescimento de Barreiras, trabalhando para que o município avance no desenvolvimento de políticas que ofereçam qualidade nos serviços oferecidos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança.

O projeto de trabalho da vereadora para os próximos 04 anos contempla a zona urbana e também destina atenção aos moradores da zona rural. Prevê ainda a continuidade de projetos em defesa da mulher, a exemplo de construção e conclusão de obras de creches que estão paralisadas, e funcionamento da casa de apoio à mulher vítima de agressão, projeto de sua autoria, durante o primeiro mandato.